O Racing conquistou seu primeiro título da Copa Sul-Americana ao vencer o Cruzeiro por 3 a 1 no Estádio La Nueva Olla, em Assunção, Paraguai, no sábado, 23 de novembro de 2024. A equipe argentina dominou a primeira etapa e construiu uma vantagem confortável, enquanto o Cruzeiro, apesar da reação no segundo tempo, não conseguiu reverter o placar. Com a vitória, o Racing entra para a história do torneio, enquanto o Cruzeiro amargou o vice-campeonato. Os brasileiros seguem sem conquistar a Sul-Americana desde o título do Athletico-PR em 2021.
O Racing iniciou a partida com forte pressão ofensiva. Aos seis minutos, os argentinos tiveram um gol anulado. A pressão continuou, e aos 14 minutos, um erro de passe de Walace na defesa cruzeirense deu início à jogada do primeiro gol. Quintero passou para Martirena, que cruzou. A bola surpreendeu o goleiro Cássio e entrou na rede.
O segundo gol argentino veio logo em seguida. Aos 19 minutos, Salas recebeu um lançamento e venceu João Marcelo na corrida. O cruzamento encontrou Adrián Martínez, que ampliou a vantagem para o Racing. Cássio e Villalba não conseguiram afastar o perigo.
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou determinado a mudar o cenário da partida. Aos sete minutos, Matheus Henrique fez uma boa jogada pela esquerda e cruzou para Kaio Jorge. O atacante cabeceou, o goleiro Arias espalmou, mas Kaio Jorge aproveitou o rebote e diminuiu o placar.
O gol animou o Cruzeiro, que passou a controlar a posse de bola e pressionar o Racing. Os argentinos, por sua vez, apostaram nos contra-ataques. Apesar do maior volume de jogo do Cruzeiro, a equipe não conseguiu criar chances claras de gol. Já nos acréscimos, aos 50 minutos, Roger Martínez recebeu um passe em profundidade, invadiu a área livre e finalizou cruzado, sem chances para Cássio, definindo o placar em 3 a 1 para o Racing.
Após a derrota na final da Sul-Americana, o Cruzeiro volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. A equipe enfrenta o Grêmio na quarta-feira, 27 de novembro, às 21h (horário de Brasília), pela 35ª rodada da competição.
Ficha Técnica:
-
Racing 3 x 1 Cruzeiro
-
Final da Copa Sul-Americana
-
Data e horário: Sábado, 23 de novembro de 2024, às 17h (horário de Brasília)
-
Local: Estádio La Nueva Olla, Assunção (PAR)
-
Gols: Martirena (14′ do 1ºT), Adrián Martínez (19′ do 1ºT), Kaio Jorge (7′ do 2ºT) e Roger Martínez (50′ do 2ºT)
-
Cartões amarelos: García Basso, Nardoni e Di Césare (RAC); Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira (CRU)
Escalações:
-
Racing: Arias; Martirena; Di Césare, García Basso e Gabriel Rojas; Santiago Sosa, Nardoni, Almendra (Zuculini) e Quintero (Solari); Salas e Adrián Martínez (Roger Martínez). Técnico: Gustavo Costas.
-
Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon (Kaique Jenji); Lucas Romero (Lautaro Díaz), Walace (Lucas Silva), Matheus Henrique e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Barreal) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz.
Arbitragem:
-
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
-
Assistentes: Nicolas Tarán (URU) e Carlos Barreiro (URU)
-
Quarto árbitro: Gustavo Tejera (URU)
-
VAR: Leodan González (URU)